animais em extin o 2
O Dryocopus galeatus, mais conhecido como pica pau de cara acanelada (ou canela), ou pica pau cara amarela, é uma espécie de ave piciforme que pertence a família Picidae. É uma ave de grande porte, chegando a medir quase 30 cm de comprimento total. Com uma plumagem colorida com marrom, barrado de branco, marrom claro no uropígio e na parte da barriga preto. A parte da cabeça é quase vermelha, com as faces e um longo topete barradas de marrom, bege e preto.
São encontradas em matas das regiões serranas e das baixadas, em matas mesófilas ribeirinhas e nas matas secundárias adjacentes. São encontradas solitárias ou em pares. Essa espécie voa por entre as árvores de porte grande. Seus ninhos são feitos em troncos de árvores de 2 a 3 metros de altura do solo. Alimentam-se de insetos na casca e interior dos troncos. O macho apresenta uma faixa vermelha nas laterais da cabeça, próximo à base do bico para se reproduzir, o pica pau de cara amarela faz seu ninho em árvores a apenas 3 metros do solo.
Extinção
Estima-se que no Brasil vivem cerca de 1600 espécies de aves, das quais mais de 600 se encontram na Mata Atlântica, sendo que dessas, quase 100 estão ameaçadas. Entre elas, está o pica pau de cara amarela.
O animal entrou na lista de animais ameaçados de extinção do Ministério do Meio Ambiente porque não existem registros de aves vivas. No Brasil, as últimas notícias que se tem são da década de 1940, em Santa Catarina e na de 1950 no Paraná. No entanto, o registro mais recente do pica pau de cara amarela vem da Argentina, quando um exemplar da espécie foi visto na cidade de Prissiones, em 1970.
Para especialistas, as causas são simples e envolvem as ações humanas. Isso porque, por habitar muitas regiões serranas, o animal sofreu com construções de estradas, ferrovias, entre outras, que o fizeram sofrer com a perda de seu habitat e, consequentemente, de sua população.
Além disso, o desmatamento também foi um