Angulos, figuras e trigonometria.
Ângulos
Área de Figuras
Trigonometria no Triangulo Retângulo
Manaus/AM
2014
Aluno:
Curso: Soldador
Modulo: Matemática Aplicada
Professora:
Manaus/AM
2014
Introdução
Ângulo é a região de um plano concebida pelo encontro de duas semirretas que possuem uma origem em comum, chamada vértice do ângulo . A abertura do ângulo é uma propriedade invariante e é medida em radianos ou graus. Ângulo é um dos conceitos fundamentais da matemática, ocupando lugar de destaque na Geometria euclidiana, ao lado de ponto reta, plano, triângulo, quadrilátero, polígono e perímetro. O estudo da área de figuras planas está ligado aos conceitos relacionados à Geometria Euclidiana, que surgiu na Grécia antiga embasada no estudo do ponto, da reta e do plano. No mundo em que vivemos, existem inúmeras formas planas existentes, que são construídas a partir dos elementos básicos que serão citados posteriormente. A trigonometria é um ramo da matemática que estuda os triângulos, particularmente triângulos em um plano. Também estuda especificamente as relações entre os lados e os ângulos dos triângulos; as funções trigonométricas, e os cálculos baseados nelas.
Ângulos
Denominamos ângulo a região do plano limitada por duas semirretas de mesma origem. As semirretas recebem o nome de lados do ângulo e a origem delas, de vértice do ângulo.
O ÂNGULO E SEUS ELEMENTOS Duas semi-retas que não estejam contidas na mesma reta, e que tenham a mesma origem, dividem o plano em duas regiões: uma convexa e outra não-convexa. Cada uma dessas regiões, junto com as semi-retas, forma um ângulo. Assim, as duas semi-retas determinam dois ângulos:
Todo ângulo possui dois lados e um vértice. Os lados são as semi-retas que determinam. O vértice é a origem comum dessas semi-retas. O ângulo convexo, de vértice O e lados , é indicado por: AÔB, BÔA ou Ô.
MEDIDA DE