Angola
Lury Ueda
Nayara Domenis Isaka
Lucia de Fátima Meirelles
Renata Vieira da Fonseca Reis
Curso Superior Tecnológico de Gestão em Recursos Humanos
Polo: Rio Pequeno – São Paulo
Orientador: Humberto Trigo Milesi
RESUMO
Este trabalho tem como objetivo mostrar as dificuldades de treinamento e desenvolvimento de colaboradores que atuam no mercado da construção civil em Angola. O país enfrentou 27 anos de guerra civil, e se prepara para se reerguer diante de profundas desigualdades sociais. O desemprego é alto, a maioria trabalha na informalidade, apesar do investimento público no ensino primário obrigatório de 6 anos e investimentos em infraestrutura da rede escolar e da saúde, transporte e energia, o país ainda se depara com a falta de mão de obra qualificada.
As estimativas de crescimento são favoráveis. Angola ocupa o 2º lugar na produção de petróleo na África, perdendo só para a Nigéria, o que vem estimulando a ida de empresas ligadas a infraestrutura e seus colaboradores para o país desde a década de 70, e que vem sendo intensificados de uns tempos pra cá.
Palavra-chave: Gestão de Recursos Humanos, treinamento e desenvolvimento, educação, construção civil.
INTRODUÇÃO
O século XX foi marcado por inúmeras transformações em diversos segmentos da sociedade, e as organizações, inclusive a área de Recursos Humanos acompanhou esse processo.
Diante de cenários que se modificam muito rapidamente, os profissionais de RH, precisam ter grande capacidade para atuar em qualquer situação, como por exemplo, conflitos sociais, quadro de pessoal e terceirização, burocracia, legislação do trabalho, competição e mercado de trabalho, entre outros aspectos como diz Ribeiro, (2005)
Segundo Hanashiro ET AL (2008), o papel do gestor de recursos humanos tem importância fundamental, para a implantação de um programa formal de