Angola
Resumo: Angola é um país localizado no continente Africano, e possui grande potencial energético e chances de crescimento. Por ser um país com independência recente, e por ter muito conflitos entre os povos, a educação ficou atrasada. Com só uma universidade federal com investimentos em investigação cientifica, os estudantes disputam os poucos professores compromissados e enfrentam um mercado de trabalho em crescente desenvolvimento. Este artigo foi baseado em pesquisas via meio eletrônico, e tem como objetivo mostrar o ensino superior na Angola, e como esse influencia no desenvolvimento do país.
Palavra - chave: Angola, desenvolvimento, educação.
1. INTRODUÇÃO
Angola é um país com independência tardia, por possuir uma infinidade de recursos naturais, tais com petróleo, diamantes, ferro, cobre, ouro, chumbo, zinco e manganês, tem grande potencial de crescimento, entretanto o país necessita de profissionais qualificados para utilizar esses recursos com responsabilidade, para que isso ocorra é necessário um maior investimento na educação e em áreas voltadas para o desenvolvimento tecnológico. Esse artigo tem como objetivo analisar o lento desenvolvimento angolano e como a educação pode acelerar o processo de desenvolvimento e melhorar a vida da população angolana. As pesquisas para esse artigo foram feitas por meio eletrônico.
2. DESENVOLVIMENTO
3.1. História
A Angola é um país localizado na costa ocidental do continente Africano. Os primórdios de sua colonização são de épocas anteriores ao século VI. d. C., entretanto a partir do século VI. d. C., povos de cor negra, mais organizados e com maior tecnologia se instalaram na região da Angola, impondo-se sobre os povos que ali moravam e formando diversos grupos que se estabeleceram em etnias, persistindo até os dias de hoje, (Angola, 2012). A primeira grande unidade política do território surgiu em meados do século XIII, abrangia uma área superior ao território atual,