Angiospermas
Visão geral das angiospermas :
• São as plantas mais evoluídas atualmente.
• Elas possuem raiz, caule, folha, flor, Fruto e semente.
• Elas são diferentes da gimnospermas pelo fato de possuírem flores e frutos .
• Existem dois grupos dentro das angiospermas que são: as menocotidedônicas e as dicotídôneas .
Raizes (angiospermas)
Função : A raiz e capaz de promover : afixação do vegetal , a absorção de agua e sais minerais , a condução do material absorvido , o acúmulo de diversos tipos de substancias de reserva .
Partes da raiz 1) Coifa - È uma espécie de capuz que protege a ponta da raiz. Nessa região, existem células pequenas e relativamente delicadas que se multiplicam intensamente, promovendo o crescimento vertical da raiz. A coifa envolve e protege essas células contra o atrito com as partículas do solo e contra o ataque de microrganismos diversos. 2) Região lisa (ou de crescimento) - É a região onde ocorre o alongamento das células que foram produzidas na ponta protegida pela coifa; o grande alongamento das células, nessa região, permite o crescimento da raiz. Assim, para que uma raiz cresça bem, deve haver: multiplicação de células (na ponta) e alongamento celular (na região lisa). 3) Região polífera (dos pêlos absorventes) - Nessa região existem pêlos absorventes, que retiram do solo água e sais minerais, que vão formar a seiva bruta. É também chamada zona de absorção.
4) Região suberosa (ou de ramificação) - Região na qual a raiz se ramifica, originando as raízes secundárias, que auxiliam a fixação da planta no solo e aumentam a superfície da absorção. 5) Colo (ou coleto) - Ponto de encontro da raiz com o caule.
Tipos de raízes
Raízes subterrâneas
Entre as plantas consideradas angiospermas vemos dois tipos básicos de raízes subterrâneas ou (terrestres) que são: as fasciculadas e a pivotantes .
• Raiz fasciculadas : também chamadas de raízes em cabeleira, elas formam um conjunto