Angiospermas
São encontradas em ambientes terrestres ou aquáticos; em ambientes secos ou úmidos. A tremenda irradiação adaptativa deste grupo pode ser explicada principalmente por terem sementes protegidas por frutos (aumento da dispersão) e por terem flores de variados aspectos que atraem diversos tipos de agentes polinizadores.
São plantas vasculares (traqueófitas), espermatófitas (com sementes), fanerógamas, sifonógamas (com grão-de-pólen e tubo polínico), tem frutos protegendo as sementes, entre outra caracteríticas.
Em termos de sua história evolutiva, as angiospermas são um grupo de plantas com sementes que apresentam algumas características especiais: flores, frutos e características de seu ciclo de vida que diferem daqueles de outros organismos.
A divisão Anthophyta inclui duas classes: as Monocotiledôneas, com cerca de 65.000 espécies, e as Dicotiledôneas, com cerca de 170.000 espécies. As semelhanças entre estes dois grupos são bem maiores que as diferenças; apesar disto, as duas classes são claramente reconhecíveis. As monocotiledôneas incluem plantas familiares como as gramíneas, lírios, íris, antúrios e palmeiras. As dicotiledôneas incluem quase todas as árvores e arbustos