Microbiologia
INTRODUÇÃO
A microbiologia tem por objetivos o estudo dos microrganismos e suas atividades. Os microrganismos compreendem as Bactérias, Fungos, Vírus Algas e Protozoários, são ideias para estudos de fenômenos biológicos porque apresentam variedade de processos bioquímicos, efetuam o processo de duplicação genômica, transcrição e tradução, altas taxas metabólicas alcançando populações superiores a um milhão em menos de vinte e quatro horas, são mantidos economicamente em meios de cultura apresentado.
Microbiologia Ambiental estuda os microrganismos, em especial bactérias e fungos que tem papel importante na decomposição de matéria orgânica e a reciclagem dos elementos químicos da natureza. Esses microrganismos efetuam a conversão de resíduos orgânicos em combustíveis alternativos como metano, hidrogênio, gás sulfídrico. Por sua vez, a Bio remediação consiste no uso de microrganismos para decomposição de substâncias tóxicas liberadas no meio ambiente devido a acidentes ou à atividade industrial.
1- MEIO DE CULTURA Um meio de cultura é um local onde possa crescer vários fungos ou bactérias e tenha os nutrientes necessários para essa evolução, para saber se existem micro-organismos em alguma substancia temos que isola-la, para que seja possível que esse micro-organismo se desenvolva se ele realmente estiver presente, espalhando essa substancia em placas petry e levando para uma estufa numa temperatura de mais ou menos 37 graus, se não se desenvolverem colônias, isso que dizer que não existe micro organismo presente na substância, o crescimento de colônias significa que existem micro-organismos. São usadas técnicas de assepsia para prevenir contaminações no meio e também e necessário que não exista organismo vivo contaminante para que a cultura seja mantida pura, existem meios gerais que permitem o crescimento de muitas espécies e os meios específicos que são para identificar