Angiospermas
Angiospermas
A maioria das plantas que conhecemos são angiospermas, que pertencem à divisão Antophyta das gimnospermas. Atualmente são conhecidas cerca de 350 mil espécies de plantas - desse total, mais de 250 mil são angiospermas , ou seja, são o maior grupo de seres fotossintetizantes. Do eucalipto, com mais de 100 metros, até plantinhas com 1 mm de comprimento.
Significado de angiosperma
A palavra angiosperma vem do grego angeios, que significa 'bolsa', e sperma, 'semente'. Essas plantas representam o grupo mais variado em número de espécies entre os componentes do reino Plantae. O que são?
As angiospermas são plantas que diferentemente das gimnospermas, são dotadas de flores e frutos. Essas plantas, são campeãs em diversidade de vida vegetal na Terra., apresentando-se nos mais diversos tamanhos, formas e ambientes.
São divididas em duas classes
As angiospermas se dividem em duas classes: monocotiledôneas (como a cana-de-açúcar) e dicotiledôneas (como o feijão). Para saber a qual desses grupos uma planta pertence, deve-se reparar nas características da folha: se ela tiver uma nervura no meio, dividindo-a em duas partes, como as folhas de uma roseira, ela será dicotiledônea e, se não apresentar essa característica, será monocotiledônea.
EXEMPLOS DE MONOCOTILEDÔNEAS
EXEMPLOS DE DICOLITILEDÔNEAS
Características gerais
As angiospermas conquistaram o meio terrestre, são os vegetais mais adaptados a este ambiente, e constituem um grupo de muito diversificado.
São caracterizadas pela produção de frutos, por isso que é o grupo de vegetais mais utilizados na alimentação do homem.
Geralmente são autótrofas e realizam a fotossíntese, e não dependem de água para a fecundação.
O órgão reprodutor das angiospermas é a flor. O esporofilo tem uma estrutura organizada em raiz, caule, folhas e produz as flores, sementes e frutos
Flores da angiospermas
As flores das angiospermas produzem néctar, substância nutritiva que atrai animais