Angiosperma
Angiosperma
Raiz
As angiospermas são plantas mais evoluídas e complexas que vivem atualmente na Terra. Estes vegetais produzem raízes, caules e folhas, órgãos da vida vegetativa. Na época da reprodução produzem flores, frutos e sementes.
Raiz
Função: a raiz é capaz de promover: a fixação do vegetal ao substrato; a absorção de água e sais minerais; a condução do material absorvido; o acúmulo de diversos tipos de substâncias de reserva.
Origem: a raiz originada diretamente da radícula embrionária chama-se normal e a raiz que se origina a partir de células parenquimáticas do caule ou da folha é denominada adventícia.
Morfologia externa: quando se observa externamente uma raiz podemos verificar: coifa, região lisa, região polífera, região de ramificação e colo.
Anatomia da raiz: a raiz pode ser dividida em três regiões: epiderme, casca ou córtex e cilindro central ou cilindro vascular.
Tipos de raíz
Subterrâneas ou terrestres
Raiz axial ou pivotante: esta raiz apresenta um eixo principal que penetra perpendicularmente no solo e emite raízes laterais secundárias em direção oblíqua. É encontrada entre as dicotiledôneas (feijão) e gimnospermas (pinheiros);
Raiz fasciculada: nesta raiz não há eixo principal; todas as raízes crescem igualmente. Algumas ficam na superfície, aproveitando a água das chuvas passageiras. É característica das monocotiledôneas (milho, capim);
Raiz tuberosa: é uma raiz muito espessa, devido ao acúmulo de substâncias de reserva. A raiz tuberosa é axial quando a reserva é acumulada somente no eixo principal (cenoura, nabo, rabanete) e fasciculada quando a reserva também fica acumulada nas raízes secundárias (mandioca, dália etc.).
Aéreas
Raízes suporte: são raízes que partem do caule e atingem o solo. A sua principal função é aumentar a fixação do vegetal. Aparecem no milho, plantas de mangue, figueiras etc;
Raízes cintura: encontradas em plantas epífitas (orquídeas), crescem