Angiosperma - Euterpe oleracea
Palmeira (Euterpe oleracea, família Palmae) típica de regiões tropicais, encontrada em estado silvestre, fazendo parte de vegetação de terra firme, igapó e várzea. Essa fruta é conhecida por possuir uma poupa com grande teor nutritivo. É consumido em forma de sorvetes, sucos, “shakes” e bebidas diversas. Muito utilizado nas regiões litorâneas do Brasil, o açaí é típico da região Amazônica. Hoje o estado que lidera sua produção é o Pará (quase 90% do mercado), e o seu consumo tem crescido de forma notável pelas regiões sul e sudeste do país. Essa espécie é encontrada nos estados do Amazonas, Pará, Maranhão, Acre e Amapá. Rica em proteínas, fibras e lipídios, o açaí ainda possui as seguintes vitaminas: vitaminas C, B1 e B2, além de fósforo, ferro e cálcio.
A partir da década 1990, com o aumento da pressão internacional para a preservação da Amazônia, os produtos florestais não-madeireiros ganharam importância como alternativa para evitar desmatamentos e queimadas. Essa exposição da Amazônia, na mídia mundial, chamou a atenção para diversos frutos regionais, como o guaraná, cupuaçu, açaí, pupunha e o bacuri, entre os principais, que tiveram forte crescimento no mercado nacional e atraíram o interesse do mercado internacional.
Já para a população ribeirinha, no mercado local a atividade (possibilidades comerciais proporcionadas pelo açaizeiro) tem baixo curso e possui excelente rentabilidade econômica.
A Planta.
A palmeira pode ser considerada de cultura permanente, sendo recomendada para proteção de solo, por apresentar uma deposição constante de folhas e sistema radicular (raiz) abundante. De uma mesma raiz crescem vários pés e trata-se de um arbusto perene, originário da floresta tropical (Amazônica). A palmeira tem características naturais de grande porte quando se encontra na floresta, e de médio porte quando cultivada isoladamente, longe de concorrência. A base da planta é constituída por uma união das bainhas e no fim do estipe se encontra um palmito