Angina De Peito
Sintomas:
desconforto no peito (descrito como pressão, peso, aperto, ardor, ou sensação de choque); pode ser localizada principalmente no centro do peito, costas, pescoço, queixo ou ombros; a irradiação da dor ocorre, tipicamente, para os braços (esquerdo principalmente), ombros e pescoço; é normalmente ativada por excesso de stress emocional, esforço físico, depois de uma refeição farta, e temperaturas baixas; a dor pode ser acompanhada por suores e náuseas em alguns casos.; normalmente dura cerca de 1 a 5 minutos, e é acalmada pelo descanso ou medicação específica.
Fatores de risco: Os factores de risco incluem o histórico familiar de doenças cardíacas prematuras, tabagismo, diabetes, colesterol alto, hipertensão, obesidade, sedentarismo. Ocorre preferencialmente em mulheres jovens.
Tratamento:
Os principais objetivos do tratamento são: aliviar os sintomas; diminuir a progressão da doença; reduzir ocorrências futuras, especialmente ataques cardíacos.
Além do repouso imediato, foi demonstrado que uma aspirina (85 a 300 mg) durante a crise pode reverter o sintoma. Medicação à base de nitrato, beta-bloqueadores e bloqueadores dos canais de cálcio são usados para aliviar os sintomas de angina.
Comportamentos a ter: não fumar; perder peso em caso de obesidade ou excesso de peso); fazer testes ao colesterol alto, diabetes e pressão alta.
Curiosidades: O termo deriva do grego ankhon («estrangular») e do latim pectus («peito»), e pode, portanto, ser traduzido como «um estrangulamento do peito».