PORTFOLIO
Aluno: Alex Sandro Gonzales Rodrigues Curso: Bacharel em Educação Física Professor: Jander Gonçalves Rolo
Campo Grande, 1 de Março de 2015
1 – O que é a posição anatômica e qual sua importância para a disciplina de Anatomia Geral?
Como a posição de um indivíduo varia de acordo com o que este esteja fazendo no momento, fez-se necessário criar uma convenção universal anatômica, e com isso se originou o que chamamos de posição anatômica. Sem essa padronização seria muito difícil estudar anatomia, pois teríamos termos diferentes que dificultaria o entendimento de anatomia. A descrição daposição anatômica é a seguinte: indivíduo em posição ereta com a face voltada para a frente e olhar fixo no horizonte, membros superiores estendidos, aplicado ao tronco e com as palmas das mãos voltadas para frente, membros inferiores unidos e com os dedos voltados para frente. Por isso que não importa e que jeito o corpo se encontra: de cúbito lateral, dorsal ou ventral. As descrições anatômicas sempre serão as mesmas, pois levará em conta a posição anatômica padrão que acabamos de descrever.
2 – Quais são os termos de relação presentes nos principais planos de secção?
Primeiramente temos que entender o que são termos de relação. Termos de relação são usados para descrever a localização de partes do corpo humano em relação aos planos de secção do corpo. Os termos de relação presentes em relação planos de secção são:
Superior (cranial): Em direção à cabeça ou a parte superior. Exemplo: coração é superior ao fígado.
Inferior (caudal): Em direção a parte inferior de uma estrutura ou na direção oposta à cabeça. Exemplo: o intestino grosso é inferior ao coração.
Anterior (ventral): Na frente do corpo. Exemplo: a traquéia é anterior esôfago
Posterior (dorsal): Na parte de trás ou no dorso do corpo. Exemplo: o esôfago é posterior à traquéia.
Intermédio – Estrutura que fica entre duas estruturas. O dedo médio é intermédio