Angelim Do Cerrado
Floração muito bonita, fruto alado de tamanho médio.
Araticum (Annona crassiflora) Família Annonaceae
Produz um fruto típico da região, parecido com uma pinha, porém de casca mais dura. É aproveitado ao natural, para confecção de licor e um doce delicioso.
Buriti (Mauritia flexuosa) Família Palmae
Palmeira muito popular na região do cerrado, dela se aproveita tudo: Palha para cobertura de casas, fruto para confecção de doces, seiva para fazer um vinho. É tipico nas formações denominadas "veredas", onde acompanha um curso d'agua ao longo do sertão. Só sobrevive em locais alagados
CAGAITA (Eugenia dysenterica) Família Myrtaceae
Uma pequena e bela árvore florida em Setembro, na região de Piumhi, MG.
Mangaba (Hancornia speciosa) Família Apocynaceae
Espécie frutífera de baixo porte. Seus frutos são muito procurados para consumo ao natural e para fazer sucos e doces.
Pau amarelo (Vochysia haenkeana) Família Vochysiaceae
Árvore de alto porte, destaca-se entre as outras pelo seu tronco de cor amarelada. Normalmente tem o tronco ereto e liso. Existe mais de uma espécie com este nome popular, porém esta é a mais encontrada.
Pequi (Caryocar brasiliensis) Família Caryocaraceae
Árvore médio porte, é um símbolo do Cerrado. Seus frutos são preparados com arroz e muito apreciados, apesar da dificuldade devido aos espinhos dentro da polpa. Faz-se também um licor. É uma espécie de crescimento muitíssimo lento.
Sucupira preta (Bowdichia virgilioides)
É uma árvore nativas rústica e mais comum nas regiões intermediárias entre Mata Atlântica e Cerrado, como próximo a Belo Horizonte. Sua madeira é muito procurada e famosa. Nos meses de Agosto e Setembro apresenta floração roxa azulada.
Goiabeira (Psidium guajava)
É uma das árvores mais conhecidas devido a seus frutos saborosos. Existe na maioria dos quintais de cidades do interior do pais, de norte a sul. Bastante rústica, é igualmente encontrada