Ang Lia Teixeira Org
coletânea Especificidades da ética da psicanálise, produzida pela Associação
Científica Campo Psicanalítico, reúne textos que tratam de questões cruciais da ética que rege a clínica psicanalítica. Acolhendo trabalhos escritos por psicanalistas sobre temas relativos aos desdobramentos da ética da psicanálise e às contribuições que ela pode oferecer na abordagem de problemas contemporâneos tais como a cultura do narcisismo e do individualismo, a violência, a adoção, o suicídio, as novas terapêuticas institucionais para os pacientes psicóticos, o surgimento da controvertida proposta da regulamentação da psicanálise esta quarta coletânea do Campo Psicanalítico abre, também, espaço para um debate com outros campos do saber, especialmente com a filosofia, e com alguns dos seus postulados.
Definida como ética do bem-dizer, a ética que ordena o campo da psicanálise está baseada no desejo do psicanalista, resultado da operação analítica, e regulado, não pelo desejo puro, que é o desejo de Antígona, mas pelo desejo da diferença absoluta, que é regido pela castração, não pelo todo, mas pelo não-todo, não pela universalidade, mas pela singularidade. É uma ética que não está a serviço da defesa dos costumes, da moral. Tampouco se trata aí, de uma deontologia regida pelos códigos e regras válidas para o exercício de uma profissão. O dever ético do psicanalista consiste em sustentar o ato analítico, garantindo ao sujeito o direito de responsabilizar-se pelo que concerne ao desejo e ao gozo que o determina.
ESPECIFICIDADES
DA ÉTICA
DA PSICANÁLISE
Angélia Teixeira (Organizadora)
ESPECIFICIDADES
DA ÉTICA
DA PSICANÁLISE
CONFERÊNCIA
ÉTICA E REAL
ÉTICA E DESEJO
ÉTICA E FILOSOFIA
CAMPO DA PSICANÁLISE E
REGULAMENTAÇÃO
DESDOBRAMENTOS DA ÉTICA DA
PSICANÁLISE
Novembro 2005
© 2005, Associação Científica Campo Psicanalítico
Todos os direitos reservados. Nenhuma parte desta coletânea poderá ser reproduzida ou transmitida, sejam quais forem os meios empregados, sem permissão por