Anfíbios
Anfíbio que vive de baixo da terra:
Cecília
As cecílias são anfíbios, vermiformes, que não têm membros e que vivem enterradas. Em decorrência, seus olhos são muito pequenos e usam receptores químicos para detectar suas presas. Podem ser aquáticas ou terrestres, mas todas respiram através de pulmões. Alimentam-se de presas alongadas como minhocas, vermes, larvas de insetos e provavelmente também de peixes pequenos. As cecílias são encontradas em regiões tropicais. No Brasil existem espécies aquáticas na Amazônia e terrestres por grande parte do território. São difíceis de encontrar, pois vivem em locais úmidos, enterradas no solo. Os machos desse grupo possuem um órgão reprodutor chamado de falodeu, assim a fecundação nas cecílias é interna. Algumas espécies de cecílias são ovíparas e outras vivíparas, no caso das ovíparas as fêmeas cuidam dos ovos até o nascimento.
Sapo-parteiro-comum:
É um sapo de tamanho pequeno e aspecto robusto, geralmente inferior a 50mm. Com cabeça grande e focinho arredondado, apresenta olhos grandes e proeminentes, com pupilas verticais e íris dourada. Os membros são relativamente curtos e robustos, distinguindo-se esta espécie da Alytes cistersas (sapo parteiro ibérico) por possuir 3 tubérculos palmares bem visíveis nos membros anteriores. O dorso apresenta uma coloração variável, com predominância para os tons acinzentados, com diversas manchas ou pontos esverdeados ou negros. O ventre é esbranquiçado com manchas ou pontos escuros.
Como Proteger os Sapos da sua região:
Os Sapos estão a desaparecer
As populações de rãs e sapos estão a desaparecer globalmente a uma velocidade absurda, e quase um terço das 6,418 espécies de anfíbios do mundo estão em vias de extinção. Até agora, pelo menos 100 espécies desapareceram completamente desde 1980, isto NÃO é normal: Os anfíbios deviam extinguir-se naturalmente a uma taxa de apenas 1 espécie em cada 250 anos!!!
As populações de rãs e sapos enfrentam uma série de problemas