Violência no ambiente escolar
Lílian Santana Vieira
Prof. Andreia Ribeiro Silva
Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI
Licenciatura em Pedagogia (PED 0918) – Educação, Sociedade e Práxis Educativa.
09/06/14
RESUMO
O presente trabalho aborda questões relacionadas à violência no ambiente escolar, procurando compreender as causas que levam a esse fenômeno e como este interfere no processo ensino aprendizagem. A violência nas escolas é um fato que influencia diretamente na vida social da criança e do adolescente e na aprendizagem, causando traumas psicológicos. Busca conceituar e entender a violência enquanto fenômeno desencadeado por indivíduos dentro da escola. Ao fazer essa reflexão constata-se a complexidade dos fatos, estes atingem diretamente os valores culturais e morais da sociedade provenientes de problemas familiares e sociais. Como solução o caminho apontado está no diálogo e prevenção em casa e na escola, com o apoio de profissionais capacitados.
Palavras-chave: Violência, Escola, Família.
1 INTRODUÇÃO
O objetivo desse estudo foi o de identificar como a violência no ambiente escolar interfere no processo ensino aprendizagem, na vida física e psicológica de todos os envolvidos, baseados nos aspectos gerais e amplos de um contexto social, de maneira que permita identificar as diferentes formas do fenômeno, analisar a influência ou a causa do aparecimento da violência na escola. Procurando, assim, evidenciar, que no momento atual, a violência é um fenômeno que se observa com frequência crescente em todos os domínios da vida social.
Como objetivos específicos, procurou-se conceituar o fator violência; analisar as possíveis causas que levam um individuo a praticar um ato de violência no ambiente escolar; citar possibilidades de intervenções que reprimam a violência na escola.
A violência no ambiente escolar é um problema complexo e sua resolução requer a participação efetiva de toso os envolvidos: professores, alunos,