Anexos embrionarios
1) Observem a figura abaixo que representa um embrião de ave dentro do ovo e várias estruturas associadas.
A = Aminio
B = Liquido aminiotico
C = Alantoide
D = Clara
E = Saco vitelinico
F = Casca do ovo
G = Bolsa de ar
H = Embrião
2) Escreva quais estruturas são essas e descreva a função de cada uma:
Âmnio - é uma membrana que envolve completamente o embrião, delimitando uma cavidade denominada cavidade amniótica. Essa cavidade contém o líquido amniótico, cujas funções são proteger o embrião contra choques mecânicos e dessecação.
Líquido amniótico (ou fluido amniótico) é o fluido que envolve o embrião, preenchendo a bolsa amniótica, que desta forma o protege de choques mecânicos e térmicos.
Alantoide -é um anexo que deriva da porção posterior do intestino do embrião. A função da alantoide nos répteis e nas aves é: transferir para o embrião as proteínas presentes na clara, transferir parte dos sais de cálcio, presentes na casca, para o embrião, que utilizará esses sais na formação de seu esqueleto, participar das trocas gasosas, o O2 passa da câmera de ar para o alantóide e deste para o embrião, enquanto o CO2 produzido percorre o caminho inverso, e armazenar excreta nitrogenada.
Clara- Membrana formada, assim como o âmnio, pela ectoderme e a mesoderma. É o anexo mais externo; que envolve e protege as demais estruturas. Em répteis e aves, o córion se une ao alantoide, formando o alantocórion.
Saco vitelínico - É uma estrutura em forma de saco, revestida externamente pela mesoderme e, internamente, pela endoderme, cuja função é armazenar reservas nutritivas durante o desenvolvimento do embrião. Está presente em peixes, répteis, aves e mamíferos.
Casca do ovo- proteção, resistência.
Bolsa de ar – Trocas gasosas.
Embrião – Nutrição e desenvolvimento.
3) Assinale os anexos embrionários de cada grupo de vertebrados:
Peixes
Anfíbios
Répteis
Aves
Mamíferos
Saco