metodologia do trabalho cientifico
1- Definição de Unidade de Leitura
1.1 Autor Maria Luiza Marcílio
1.2 Obra História Social da Criança Abandonada
1.3 Editora/Edição Hucitec ltda./1°edição
1.4 Local/ Data São Paulo, 1998
1.5 Unidade A Fase da filantropia ( até meados do século XX )pg 191-223
1.6 Mini Currículo Maria Luiza Marcílio possui graduação em História da Educação pela Universidade de São Paulo, e Doutorado na Université de Paris Sorbonne (1967).Foi Professora visitantes nas Universidade do Texas.É professora titular da Universidade de São Paulo,foi presidente da Comissão de Direitos Humanos –SP,tem 17 livros publicados e mais de 100 artigos, foi eleita Presidente do Instituto Jacques Maritain,recebeu a Menção Honrosa do Premio Alceu Amoroso Lima para os Direitos Humanos.
2-Analise Textual
2.1 Vocabulário Carrancismo: Alguém que não se dobra ante opiniões contrarias as suas. Gatunice: Ação própria de gatuno; furto,vadiagem. Ignomínia: Desonra extrema, opróbrio, infâmia pública: a traição é uma.
Peja: O ato de parada da moagem dos engenhos de açúcar.
2.2 Fatos Históricos
Influência do Iluminismo: As idéia iluministas defendidas pelos Médicos higienistas mostraram o caminho da filantropia como uma solução racional e técnica para atender a questão social do menor abandonado.As idéias iluministas chegaram ao Brasil no século XVIII. Muitos brasileiros das classes mais altas da sociedade iam estudar em universidades da Europa e entravam em contato com as teorias e pensamentos que se desenvolviam em território europeu. Ao retornarem ao país, após os estudos, estas pessoas divulgavam as idéias do iluminismo, principalmente, nos centros urbanos. A principal influência do iluminismo, principalmente francês, pôde ser notada no processo de Inconfidência Mineira (1789). Alguns inconfidentes conheciam as propostas iluministas e usaram como base para fundamentar a tentativa de independência do Brasil. Fim do