Anestesia
As respostas fisiológicas e funcionais começam a amadurecer somente a partir de 6 semanas de idade .
Durante a cirurgia de pacientes pediátricos, deve-se estar atento para ahipotermia e hipoglicemia, as quais os filhotes são predispostos, bem como ao período de jejum ao qual o animal é submetido . Geralmente os pacientes pediátricos se recuperam rapidamente da anestesia e devem ser alimentados em 1 a 2 horas após o procedimento cirúrgico .Por outro lado, os tecidos pediátricos são friáveis e, portanto devem ser manipulados delicadamente, considerando que o pequeno volume sanguíneo torna a hemostasia meticulosa de extrema importância.
Dentre os cuidados a serem tomados com os filhotes, é importante evitar o estresse destes pacientes, minimizando sua manipulação, e se possível deixando-os em ambiente calmo e com temperatura adequada.
A dor e demais fatores de estresse ocasionados pelo ato cirúrgico e anestésico devem ser levados em conta, pois mesmo pacientes muito jovens são capazes de produzir respostas deletérias aos fatores causadores de estresse, uma vez que as vias nociceptivas e sistema funcional para resposta ao estresse estão presentes desde o nascimento. Além disto, o jejum não deve ultrapassar 8 horas em pacientes pediátricos e 3 horas em animais com menos de 10 semanas de idade, uma vez que estes pacientes estão mais predispostos a apresentarem hipoglicemia.
PRINCIPAIS ALTERAÇÕES FISIOLÓGICAS EM PACIENTES NEONATOS
Os recém neonatos apresentam valores menores de pressão arterial volume sistólico e resistência vascular periférica porem apresentam valores menores de freqüência cardíaca , débito cardíaco e pressão venosa central . Durante o período neonatal , o sistema cardiovascular imaturo tem habilidade limitada em responder ao stress e o coração tem pequena massa