Anestesia
CUIDADOS DE ENFERMAGEM NA ANALGESIA POR CATETER PERIDURAL
NURSING CARE OF EPIDURAL ANALGESIA
Simone Pasin1, Fernanda Schnath2
RESUMO
A dor é definida como uma experiência sensorial e emocional desagradável decorrente da lesão real ou potencial dos tecidos do organismo. A utilização do cateter peridural é uma das ferramentas mais eficazes para o controle e alívio da dor pós-operatória. Neste artigo, são revistos aspectos anatômicos da coluna vertebral, características do cateter peridural, drogas utilizadas por essa via, cuidados de enfermagem e manejo de efeitos adversos.
Unitermos: Dor, analgesia, cateter peridural, enfermagem.
ABSTRACT
Pain is defined as an unpleasant sensory and emotional experience associated with actual or potential tissue damage. Use of epidural catheter is one of the most effective tools for acute pain control and relief of postoperative pain. This paper reviews aspects of the vertebral column anatomy, epidural catheter characteristics, drugs used for epidural analgesia, nursing care and management of side effects. Keywords: Pain, analgesia, epidural catheter, nursing.
Rev HCPA 2007;27(2):69-73
A avaliação do paciente com dor e o adequado tratamento são reconhecidos como indicadores de qualidade dos cuidados e serviços de saúde prestados à população (1).
A dor é definida como uma experiência sensitiva e emocional desagradável decorrente da lesão real ou potencial dos tecidos do organismo (2). Tal conceito enfatiza a compreensão do fenômeno doloroso como multidimensional e subjetivo, envolvendo aspectos físicos, emocionais, culturais, sociais e pessoais, como personalidade, experiências prévias e religiosidade. A verbalização da sensação dolorosa é o indicador mais confiável da sua presença (3).
A analgesia pós-operatória tem por objetivo reduzir o sofrimento do paciente, promover seu bem-estar e diminuir a ocorrência de complicações cardiovasculares e respiratórias. Foi demonstrado que a analgesia