anestesia cardiaca
11(1) : 30-38, 1996.
Cuidados no pós-operatório do transplante cardíaco
Alfredo L FIORELLI*, Noedir A. G_ STOLF*.
RBCCV 44205-286
FIORELLI, A_I. & STOLF, N. A. G. - Cuidados no pós-operatório do transplante cardíaco.
Cardiovasc. , 11 (1): 30-38,1996.
Rev. Bras. Cir.
RESUMO: Os autores discutem os principais aspectos envolvidos no pós-operatório imediato do transplante cardíaco, ressaltando: monitorização pós-operatória, evolução hemodinâmica, arritimias, controle hidroeletrolítico, alterações gastrintestinais, função renal, suporte ventilatório, antibioticoprofilaxia, infecção, imunossupressão e as rejeições.
DESCRITORES: Transplante cardíaco, humano, cuidados pós-operatórios. Transplante cardíaco, humano, pós-operatório, complicações. Transplante cardíaco, humano.
CUIDADOS GERAIS
Muito embora a técnica operatória do transplante cardíaco não tenha sofrido grandes alterações desde as suas primeiras aplicações, os cuidados e as medidas de suporte pós-operatório foram sedes de grandes conquistas que, ao lado da ciclosporina, propiciaram a melhora dos resultados. As complicações que ocorrem após o transplante advêm, direta ou indiretamente, dos efeitos colaterais da imunossupressão, das rejeições ou do próprio ato operatório 7, 11, 14, 16. O pós-operatório imediato é realizado em isolamento reverso, com desinfecção da unidade e dos equipamentos utilizados. Contudo, maiores benefícios são obtidos com a aplicação dos cuidados dispensados pela equipe de transplante no manuseio do paciente, empregando gorros, máscaras, aventais e, principalmente, a lavagem das mãos. Estas medidas são suspensas progressivamente, de acordo com a retirada dos cateteres, drenos e com a evolução clínica favorável do paciente.
MONITORIZAÇÃO E EVOLUÇÃO
HEMODINÃMICA
Os cuidados imediatos não diferem significativamente daqueles adotados habitualmente em cirurgia cardíaca. Todavia, o transplante apresenta peculiaridades que