Anemia e falta de ar
Anemia
Cecil
Define-se anemia como a redução do número de eritrócitos(glóbulos vermelhos) em circulação. É uma manifestação comum de distúrbios primários da medula óssea(baixa produção de eritrócitos), anomalias primarias de eritrócitos(taxa alta de destruição dos mesmos), distúrbios imunológicos, deficiências nutricionais e de um amplo espectro de doenças sistêmicas que tem como consequência a anemia. Qualquer condição que prejudique a produção ou aumente a taxa de destruição de eritrócitos que a medula óssea não consiga equilibrar a taxa de perda de hemácias, resulta em anemia.
Site: http://www.minhavida.com.br/saude/temas/anemia Condição na qual o conteúdo de hemoglobina no sangue está abaixo do normal como resultado da carência de um ou mais nutrientes essenciais, seja qual for a causa dessa deficiência. As anemias podem ser causadas por deficiência de vários nutrientes como ferro, zinco, vitamina B12 e proteínas. Porém, a Anemia causada por deficiência de ferro, denominada Anemia Ferropriva, é muito mais comum que as demais (estima-se que 90% das anemias sejam causadas por carência de Ferro). O ferro é um nutriente essencial para a vida e atua principalmente na síntese (fabricação) das células vermelhas do sangue e no transporte do oxigênio para todas as células do corpo.
Etiologia
Crianças, gestantes, lactantes (mulheres que estão amamentando), meninas adolescentes e mulheres adultas em fase de reprodução são os grupos mais afetados pela anemia, muito embora homens - adolescentes e adultos - e os idosos também possam ser afetados pela anemia.
Patogênese
Vários fatores são percursores de anemia, como: a produção deficiente de eritrócitos na medula óssea, a deficiência de eritropoietina , deficiências quantitativa de células-tronco e/ou células eritroides progenitoras dedicadas, capacidade deficiente dos progenitores eritroides de reagirem à eritropoietina, distúrbios caracterizados