ANEMIA FERROPRIVA
O ferro é necessário para a formação da hemoglobina, que é responsável pelo transporte de oxigênio no sangue para todas as células do organismo, além disso, confere ao sangue a coloração vermelha. Com a concentração insuficiente de ferro e hemoglobina, as células vermelhas se tornam menores e pálidas, diminuindo no entanto, o transporte de oxigênio.
O ferro é importante também para o funcionamento cerebral. Os neurotransmissores que conduzem mensagens de um neurônio para outro, requerem ferro suficiente para exercer suas funções. O indivíduo com deficiência de ferro pode ter a mente e o corpo cansados.
2. Qual a quantidade de ferro necessária?
Crianças e adultos necessitam de diferentes quantidades de ferro em diferentes fases de suas vidas. O crescimento rápido aumenta a demanada de ferro.
Recomendações de ferro/dia – Média RDA
Crianças, 1-10 anos
10 mg
Adolescente, sexo masculino
12mg
Adultos, sexo masculino
10 mg
Adolescente e adultos, sexo feminino
18 mg
Mulheres grávidas
30 mg
Bebês armazenam ferro proveniente do sangue materno durante a fase embrionária. Já os prematuros necessitam de ferro extra devido o tempo insuficiente para a formação de suas reservas.
Bebês a termo nascem com uma bom estoque de ferro, que devem durar por cerca de seis meses (se o bebê não recebe doses extras de ferro dietético, as reservas são utilizadas).
Bebês entre seis meses e um ano de idade podem ter suas reservas de ferro provenientes da mãe esgotadas. Por esta razão, o médico deve checar os níveis de hemoglobina entre nove e doze meses de idade, especialmente se houver a suspeita de anemia.
Crianças de um a três anos de idade, com hábitos alimentares inadequados, são também propensos à anemia.
Pré-escolares e escolares, idade de três a onze anos, são menos propensos à anemia por duas razões: eles não crescem tão rapidamente como as crianças mais novas e apresentam maior ingestão de ferro dietético.
Adolescentes