Anelídeos
Anelídeos
1. O que significa o termo Anelídeo?
Anelídea – do latim annelus, pequeno anel + ida, sufixo plural, corpo formado por “anéis”.
2. Quais são os habitats dos anelídeos e dê exemplos.
Os anelídeos podem ser aquáticos, marinhos ou de agua doce e/ou terrestres.
3. Qual é a importância das minhocas?
São agentes essenciais na regeneração e manutenção dos solos, bem como indicadores importantes das qualidades e poluição dos solos. O uso da minhoca na produção de húmus, fazer a decomposição de resíduos e dejetos de animais e também o lixo orgânico, colaborando com a melhoria dos solos, sequestrando carbono e eliminando cheiros desagradáveis.
4. Quais os critérios utilizados para a divisão do filo anelídea em classes? Caracterize cada uma delas.
Oligochaeta: As oligoquetas tem o corpo coberto por muco e cerdas, as cerdas dos oligoquetas aquáticos são maiores e auxiliam a natação. O corpo é segmentação e encontra-se divido em: prostomio, peristômio e pigido. A boca é ventral e esta presente no peristômio, enquanto que os anus esta localizado no pigido. O sistema digestivo é composto pela boca, faringe reversível (proboscídea), esôfago, papo (onde se acumulam os alimentos) moela (onde se da à trituração), intestino e anus. O sistema circulatório é fechado e constituído por vasos laterais rodeados por célula musculares que funcionam como corações laterais (ou arcos aórticos).·.
Polychaeta: A grande maioria das espécies é típica de ambiente marinho, mas algumas formas ocupam ambientes de agua doce ou salobra. O nome deriva do Grego poly+chaeta que significa muitas cerdas, numa referencia as cerdas que lhes cobrem o corpo. Muitas espécies de poliquetas são coloridas e algumas são mesmo iridescentes, o sistema digestivo dos poliquetas é bastante variável de acordo com a função de brânquias. O sistema excretor é igualmente variável de acordo com a espécie, podendo ser constituído