anelise
FACULDADE DE ADMINISTRAÇÃO E CIÊNCIAS CONTÁBEIS
Curso de Administração
MÉTODOS DE AVALIAÇÃO DE ESTOQUES
Porto Alegre/RS
2013
SUMÁRIO
Introdução 2
Resumo 3
Levantamentos do Estoque 4
Critérios de Avaliação de Estoque 5 Preço Especifico 6 Peps 6 Ueps 6
Custo Médio Ponderável Móvel Permanente 7 Principio para a Avaliação de Estoques 8 Principio da Realização da Receita 8 Principio da Competência ou da Confrontação entre despesas e Receitas 8 Principio do Custo Históricos como Base de Valor 8 Consistência ou Uniformidade 9
Conservadorismo ou Prudência 9 Materialidade ou Relevância 10
Custeio ou Absorção 10
Conclusão 11
Bibliografia 12
INTRODUÇÃO
Ao final de cada período de apuração, as pessoas jurídicas submetidas à tributação com base no lucro real devem proceder ao levantamento e a avaliação dos estoques existentes, devendo essa providencia abranger os estoques de mercadorias, produtos manufaturados, matérias primas, produtos em fabricação e bens em almoxarifados.
RESUMO
Os princípios contábeis geralmente aceitos são observados para a elaboração de balanços e demonstrações de resultados, auditados pelo fisco e pela auditoria externa, e têm aplicação também na contabilidade de custos. Assim, é necessário conhecer a Realização, a Competência, o Custo Histórico, A consistência, o Conservadorismo e a Materialidade.
LEVANTAMENTOS DO ESTOQUE
A periodicidade da avaliação do estoque segue a apuração do Imposto de Renda, ou seja, pode ser trimestral ou anual. No caso de apuração anual, por ocasião de levantamento de balanço ou balancete para suspensão ou redução do imposto, durante o ano-calendário, também devem ser levantados e avaliados os estoques.
As mercadorias, as matérias-primas e os bens em