Android
Camila de Cássia
Antigamente os celulares não chamavam atenção pelo seu sistema operacional. Pelo menos era assim até a popularização dos smartphones. Quando os dispositivos móveis começaram a ganhar outras funções além da chamada por voz e o envio de SMS, foi necessário um avanço nos programas para gerenciar as novas funções. Quanto mais recursos um celular ganhava, mais possibilidades os desenvolvedores enxergavam até que foi necessário repensar completamente os sistemas operacionais.
Geeks e entusiastas da tecnologia já estão a tempos habituados à nomes como Symbian, iOS e BlackBerryOS. Estes são alguns dos sistemas operacionais mais famosos dos dispositivos móveis, e reinavam praticamente absolutos até a Google decidir entrar na briga e lançar seu próprio SO para celulares baseado no Linux: o Android. Segundo a biblioteca digital do google o Android é um sistema operacional de código aberto para dispositivos móveis celular, tablet permite a desenvolvedores criarem aplicações java que controlam o dispositivo desenvolvidos pelo google. O Android é o responsavel por gerenciar todas as tarefas e recursos de um tablet ou smartphone. O Sistema Operacional da Google nasceu durante a ascensão dos dispositivos touch screen e de uma nova forma de distribuição de software a alternativa "aberta".
Não demorou para que começassem a surgir dispositivos rodando Android às centenas, com as mais variadas especificações de hardware: Celulares grandes, pequenos, com ou sem teclado físico, uma ou duas câmeras, caros e baratos, e mais recentemente, os tablets.
Graças à infinidade de aplicativos disponíveis, já é possível transferir muitas tarefas do seu computador ou netbook para um celular ou tablet. Fazer edições simples em documentos, fotografar, gravar vídeos e compartilhá-los na internet é até mais fácil, mas sem dúvidas, o grande forte do Android é o consumo de conteúdo: Vídeos, músicas, livros, navegação na internet, jogos e