Contabilidade
Teoria da Contabilidade - Noções Gerais
“Aquele que se enamora da prática, sem a ciência, é como um navegante que entra no navio sem timão e sem bússola, que jamais tem a certeza de onde vai. Sempre a prática deve ser edificada sobre a boa teoria.” (Leonardo da Vinci)
OBJETIVOS DA EMPRESA
Quando se investe um capital busca-se um retorno adequado, que só será atingido através da eficácia empresarial, ou seja, através do conjunto de ações capazes de gerar e aumentar a riqueza de uma empresa. Uma empresa que almeja a prosperidade deve ser:
Rentável = capacidade de gerar de lucros
Solvente = capacidade de pagar suas obrigações
1. CONCEITO DE CONTABILIDADE TRADICIONAL
Contabilidade é a ciência que estuda e pratica as funções de orientação, de controle e de registro relativa à administração econômica.
Contabilidade é a ciência que estuda, registra e controla todos os atos e fatos ocorridos numa organização, durante um determinado período de tempo.
Contabilidade é a ciência que estuda e controla o patrimônio das entidades, mediante o registro, a demonstração expositiva e a interpretação dos fatos nele ocorridos, com o fim de oferecer informações sobre sua composição e variação, bem como sobre o resultado econômico decorrente da gestão da riqueza patrimonial.
(Hilário Franco)
2 - ESTRUTURA CONCEITUAL
A contabilidade pode ser estudada sob três formas de conhecimento:
a) CONHECIMENTO EMPÍRICO
b) CONHECIMENTO CIENTÍFICO
c) CONHECIMENTO FILOSÓFICO
Essas três formas de conhecimento encerram todo o desenvolvimento da ciência contábil, sendo seus aspectos estudados em busca de avanços ou novas teorias.
CONHECIMENTO EMPÍRICO
Conhecimento empírico é o que é obtido só pela observação e se fundamenta no hábito de que as coisas aconteçam como da última vez sucederam.
Baseia-se, fundamentalmente na prática, afastando-se, às vezes, dos melhores