Android
Criada em 2003 por Andy Rubin, a Android Inc. foi, a princípio, uma empresa de tecnologia totalmente independente. Dois anos mais tarde, em 2005, o Google comprou a companhia e colocou todo seu time para desenvolver uma plataforma móvel baseada em Linux; nascia então o sistema operacional “aberto” Android. O primeiro aparelho com o novo sistema foi lançado em 2008 nos Estados Unidos. No Brasil, o HTC Magic só chegou um ano depois; em setembro de 2009.
Hoje, o Android está na versão 4.2. Para batizar cada versão, o Google resolveu dar nomes de sobremesas a cada atualização do sistema. Em Abril de 2009, a versão 1.5 – ou “Cupcake” – introduziu a correção automática nos textos e também os famosos “widgets”; que até hoje são uma das melhores funções da plataforma.
Em seguida, a versão 1.6 “Donut” trouxe a busca online automática a partir da página inicial do aparelho; mais do que isso, a apresentação do consumo de bateria também foi atualizado – mostrando em percentual, quanto cada aplicativo estava consumindo da energia do aparelho. Ainda em 2009, a versão 2.0 “Éclair” permitia o uso de múltiplas contas do Google em um mesmo aparelho, o que facilitou o sincronismo de emails e contatos pra muita gente.
Em janeiro de 2010, o Android 2.1 trouxe uma função inovadora; passou a ser possível ditar textos para o aparelho realizar buscas na internet – o que surpreendeu muita gente. Em seguida, na versão 2.2 “Froyo”, a grande novidade foi a possibilidade de transformar o dispositivo em um ponto de acesso via wi-fi usando a rede 3G. Além disso, um grande passo nessa fase foi a introdução do Flash no navegador, o que bateu de frente com seu principal concorrente, o iPhone.
Já no final de 2010, a versão 2.3