Android 3 - fragmentos
Curso: Metrópole digital
Disciplina: Dispositivos móveis – Programação Mobile Avançado
Aula nº: 03
Título: Fragmentos
Autor: Gibeon Soares de Aquino Júnior (gibeon@dimap.ufrn.br)
Autor: Héldon José Oliveira Albuquerque (heldonjose@gmail.com)
Introdução
Nessa aula, vamos estudar a API Fragments do Android. Ela é utilizada para auxiliar o desenvolvimento de aplicações para tablets e auxiliar a organizar diversas views pela tela, visando uma arquitetura simples, de fácil manutenção e principalmente, reaproveitamento de código. Vamos estudar seu ciclo de vida e compará-los com o ciclo de vida de uma Activity. Por último, vamos criar um exemplo, entender como funciona um projeto usando Fragmentos e, finalmente, discutir suas principais vantagens.
Objetivos
Ao final desta aula, você será capaz de: * Aprender o que é um Fragment; * Aprender como o Android gerencia várias Fragmentos, utilizando a API Fragments. * Entender o ciclo de vida de um Fragment. * Entender a relação entre os ciclos de vida de uma Activity e um Fragment * Criar um projeto simples manipulando três Fragmentos em uma mesma tela.
1.FRAGMENTS
Com a popularização dos tablets e a grande busca dos usuários por esses equipamentos, surgiu a necessidade de otimizar e customizar o Android para usufruir ao máximo do tamanho de tela disponível nos tablets.
Quando desenvolvemos para dispositivos móveis, geralmente temos uma tela simples, pois o espaço disponível é limitado e dessa forma, o modelos da nossa arquitetura é uma Activity com uma view, onde a Activity controla toda a lógica da nossa tela. Mas, para desenvolvermos para tablets, temos que aproveitar todo o espaço disponível, preenchendo a tela com várias views, cada uma com um conteúdo diferente. Para isso o Android disponibiliza a API Fragments.
Um Fragment representa um comportamento ou uma parte da interface de usuário em uma Activity. Você pode combinar vários fragmentos em uma única atividade