Resumo Android
O Android fornece uma estrutura de aplicativo rico que permite que você construa aplicativos inovadores e jogos para dispositivos móveis em um ambiente de linguagem Java.
Para quem não possui muita experiência em programação Android, é importante compreender os seguintes conceitos fundamentais sobre o framework Android apps:
1.1 Aplicativos fornecem vários pontos de entrada
Android apps são construídos como uma combinação de componentes distintos que podem ser chamados individualmente. Por exemplo, uma atividade individual fornece uma única tela para uma interface de usuário, e um serviço independente realiza o trabalho em segundo plano.
1.2 Aplicativos que se adaptam a diferentes dispositivos
O Android fornece uma estrutura de aplicativos adaptável que permite que você possua recursos únicos para configurações de dispositivos diferente. Por exemplo, você pode criar arquivos XML de layout diferentes para diferentes tamanhos de tela e o sistema determina qual layout para aplicar baseado no tamanho da tela de dispositivos atuais.
2. Componentes de aplicativo
Esta seção explica como podemos construir os componentes que definem os blocos de construção do aplicativo e como conectá-los com propósitos.
2.1 Intents and Intent Filters (Propósitos e intenções de filtros)
A intent (intenção) é um objeto de mensagens que você pode usar para solicitar uma ação de outro componente do app. Apesar de propósitos de facilitam a comunicação entre componentes de várias maneiras, existem três casos de uso fundamentais:
Para iniciar uma atividade:
Uma atividade representa uma única tela em um aplicativo. Você pode iniciar uma nova instância de uma atividade, passando a intenção de startActivity(). A intenção descreve a atividade para iniciar e carrega todos os dados necessários.
Se você deseja receber um resultado da atividade, quando termina, chamada startActivityForResult(). Sua atividade recebe o resultado como um objeto separado de intenção em seu retorno de