Andressa O que Darcy Ribeiro descreve na introdu o de seu livro hist ria do Brasil
934 palavras
4 páginas
_ O que Darcy Ribeiro descreve na introdução de seu livro ?Obs: Coloque os aspectos que você considerou principais na formação do povo brasileiro.
Ele descreve sobre o surgimento das formações sócio – culturais, os povos indígenas como classifica-las em relação uns aos outros, que variavam de altas civilizações até hordas pré -agrícolas, em relação aqueles povos e aos europeus, e as africanos que foram transladados á América como mão de obra escravizadas. Segundo Darcy, tornava-se necessário a formulação de um esquema de etapas evolutivas para, assim, ser possível uma tipologia para classificar os diversos grupos que se uniram para formar as sociedades nacionais Americana de hoje.
Em povo brasileiro, Darcy mostra a formação histórica do povo brasileiro que foi feito dos índios, portugueses e negros, surge uma etnia nacional; vê se novo, porque é diferenciada culturalmente de suas matrizes formadoras, também é um novo modelo de estruturação societária, que inaugura uma forma singular de organização sócio – econômico, fundada num novo tipo de escravismo, e numa servidão continuada ao mercado mundial. Ao contrário do que se podia imaginar, um conjunto tão variado de matrizes formadoras não resultou num conjunto multiétnico, com uma pequena exceção a grupos que sobrevivem de maneira isolada, mantendo seus costumes, mas que não podem afetar a macro etnia que se encontra. Ele não propõe uma uniformidade entre os brasileiros, ele esclarece está questão distinguindo três forças diversificadoras: a ecológica, a econômica e a imigração, estas formam os fatores que tornaram presente os diferentes modos de ser dos brasileiros.
Propõe que, apesar das diferentes matrizes racionais nas quais formaram os brasileiros, também por questões regionais e culturais, que se comportam como uma só gente, pertencem a mesma etnia, formamos uma etnia nacional única.
Este mesmo processo consolidou os antagonismos sociais de caráter traumático; por questão racista e classista. Para Darcy