andreia meu trabaho
Passo 1
Pesquisa e ler atentamente as discussões a respeito de Pluralidade Cultural, usando como referência o volume 10.1 que trata dos temas transversais que compõem os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs), como o que está disponível a seguir.
Após a leitura do material indicado, fazer uma lista dos principais pontos abordados, fazendo uma distinção entre: Pluralidade cultural e multiculturalismo.
Pontos abordados pelo multiculturalismo:
Está ligado ao acadêmico e o social, à produção de conhecimentos, a militância e as políticas políticas;
São lutas dos grupos sociais discriminados e excluídos, em movimentos sociais referidos as questões étnicas; é constituído por um locus que se refere às identidades negras; não nasceu nas universidades e no âmbito acadêmico em geral.
O multiculturalismo tem sido incluído nos cursos de formação inicial de educadores/as e de modo esporádico e pouco sistemático.
Pontos abordados pela Pluralidade cultural
É um tema transversal; Apresenta heterogeneidade notável em sua composição populacional, onde o Brasil desconhece a si mesmo; Prevalecem vários estereótipos, tanto regionais quanto em relação aos grupos étnicos, sociais eculturais.
Passo 2
Aula-tema: Multiculturalismo e educação: desafios para a prática pedagógica. As diferentes abordagens do multiculturalismo.
1. Fazer uma discussão com os colegas do grupo a respeito do tema “Direitos Humanos e Pluralidade cultural”, disposto no livro-texto da disciplina.
2. Produzir um pequeno texto, entre 20 e 30 linhas, sobre as diferentes formas de abordar as diferenças culturais, discutindo também a importância de ações efetivas.
O Brasil é caracterizado por uma população muito diversificada, onde existem pessoas relativamente muito diferentes não somente em hábitos em criação mas também em raças, cor, etnia, religião e a própria cultura. Poucas políticas foram feitas para trabalhar a diversidade, e minimizar o racismo e a discriminação da minoria. Talvez porque