Andr A Val Ria R Go Davi
Lòri, morava no Rio de Janeiro, era professora primária, vivia sozinha em um apartamento no bairro de Ipanema, não tinha amigos, o pai e seus irmãos morava em Campos, não tinha muito contato, sua família era rica, com a morte da mãe o padrão de vida cai um pouco, o pai dava a ela uma mesada por mês.
O seu amor Ulisses, vivia no Rio também,era um professor de filosofia em uma faculdade, parecia ser um homem paciente e mais , muito mais maduro que Lóri.
Lóri em momentos reflexíveis, sempre se questiona, tendo como aprendizagem cada vez mais, o que faz com que ela tenha frustrações e seja dependente de Ulisses.
Ulisses, sempre mostrando a Lóri, que buscar à si mesma é uma forma de valorizar e se descobrir como mulher madura e decidida.
No livro tem uma passagem que a autora coloca e me levou a pensar: “E enfim o céu se abranda.
Lóri ligou o número de telefone:
_ Não poderei ir, Ulisses, não estou bem. Houve uma pausa. Ele afinal perguntou:
_É fisicamente que você não está bem?
Ela respondeu que não tinha nada físico. Então ele disse:
_Lóri, disse Ulisses, e de repente pareceu grave embora falasse tranqüilo, Lóri:
Uma das coisas que aprendi é que se deve viver apesar de. Apesar de, se deve comer. Apesar de, se deve amar. Apesar de, se deve morrer. Inclusive muitas vezes é o próprio apesar de que nos empurra para a frente. Foi o apesar de que me deu uma angústia que insatisfeita foi a criadora de minha própria vida. Foi apesar de que parei na rua e fiquei olhando para você enquanto você esperava um taxi. E desde logo desejando você, esse teu corpo que nem sequer é bonito, mas é o corpo que eu quero. Mas quero inteira, com a alma também. Por isso, não faz mal que você não venha, esperarei quanto tempo for preciso”.
Apesar de, vejo que tudo isto é muito lindo e me faz acreditar que apesar de, ele espera, e esperará , até que ela esteja pronta.
Ulisses