andorinha
1- Introdução
No dia 05/06/2013, no laboratório de Técnico em Moveis, do Instituto Federal de Brasília campus Samambaia, foi desenvolvida a aula prática do componente ligações com madeira, pelo professor Fred. O professor solicitou que fizéssemos uma ligação macho e fêmea passante. A ligação macho e fêmea passante exige atenção com os cortes, precisão na medição e no corte para que haja um perfeito encaixe entre as peças. São usadas em cadeiras, mesas e objetos que exigem mais resistência por parte da ligação, além do efeito decorativo.
2- Objetivos
- Geral: Demonstrar ligações mais resistentes e complexas.
- Especifico: Confeccionar uma ligação macho e fêmea passante.
3- Material e Métodos
- Régua de 60 cm de metal;
- Esquadro de alumínio;
- Lápis;
- Serrote;
- Serrote de fita (serrote tico-tico);
- Grampo em “C”;
- Lima;
- Lima triangular;
- Estilete;
- Furadeira de bancada;
- Broca de 151mm;
-Formão;
- Uma peça de Madeira (PINUS) com 500 mm de comprimento.
3.1- Métodos
1° Passo: Selecionou o material madeira pinus.
2° Passo: Marcou as medições na peça.
3° Passo: Deu inicio aos cortes nas peças.
4° Passo: Depois de feitos os cortes, verificou se as peças encaixavam sem forçar a peça para que não ocorra a quebra das peças.
4- Resultado e Discussão
A prática tinha como objetivo a confecção de uma ligação macho e fêmea passante. A ligação macho e fêmea passante exige atenção devido os cortes, pois o encaixe deve acontecer sem que seja preciso forçá-lo para não ocorrer à quebra.
5- Conclusão
Com a prática da ligação macho e fêmea passante concluímos que devido ao seu grau de dificuldade deve-se manter a atenção no momento do corte para se ter uma boa ligação.