anderson
CURSO DE ENGENHARIA CIVIL
4º PERÍODO
FENÔMENOS DE TRANSPORTE
Prof. MSc. José Carlos Sousa dos Santos
1
2
ESTÁTICA DOS FLUIDOS
1 – EQUAÇÃO BÁSICA DA ESTÁTICA DOS FLUIDOS
Uma equação geral é obtida para prever a variação da pressão de fluidos em repouso, ou fluidos submetidos a uma aceleração, enquanto a posição relativa dos elementos do fluido, uns em relação aos outros, permanece a mesma (isso elimina a tensão de cisalhamento). A variação da pressão de um ponto para outro será determinada aplicando a segunda lei de Newton, isto é, a soma das forças agindo no elemento do fluido é igual a massa vezes aceleração do elemento.
A segunda lei de Newton é escrita na forma vetorial para um sistema de massa constante como ∑F =m.a
3
ESTÁTICA DOS FLUIDOS
2 – A ATMOSFERA PADRÃO
O termo atmosfera padrão por definição refere-se à pressão exata de 101325 Pa. Ele é utilizado como unidade de pressão, com o símbolo atm (1 atm = 101325 Pa).
Este termo refere-se ao mesmo valor de pressão definida como pressão normal. Atualmente a IUPAC recomenda que o uso da pressão de 101325 Pa seja descontinuado, recomendando desde 1982, o uso da atual pressão padrão, definida como uma pressão de 105
Pa (100000 Pa exatamente).
ESTÁTICA DOS FLUIDOS
2 – A ATMOSFERA PADRÃO
A pressão de atmosfera , medida ao nível do mar, é acompanhada por anomalias tais como densidade e temperatura do ar, portanto não é regular, porém, é importante salientar que originalmente (durante convenção do sistema métrico mundial) deveria ser o peso exercido de quilograma sobre sobre 0,1 cm² ou equivalente ao peso de 1 m³ de atmosfera o que é o mesmo da força exercida por 1 quilo sobre 1 cm² atm.
ESTÁTICA DOS FLUIDOS
3 – FLUIDO COMPRESSÍVEL E INCOMPRESSÍVEL
Todos fluidos são compressíveis - como a água - sua massa específica mudará com mudanças de pressão.
Sob condições de escoamento permanente, e considerando que as mudanças de