Andebol
Trabalho realizado por:
Carlota Vieira nº 8
José Lobato nº16
Índice
1. Introdução
2. Caraterísticas
3. História
4. Regras
5. Conclusão
Introdução
Com este trabalho pretendemos aprofundar os nossos conhecimentos acerca deste desporto que aparenta ser muito recente – o andebol.
Caraterísticas
O Andebol é um desporto colectivo praticado por duas equipas, que são compostas por sete elementos cada (um guarda-redes e seis jogadores de campo), em jogo, mais sete suplentes.
O jogo realiza-se num campo rectangular (cuja dimensão é de 40x20 metros), limitado por duas linhas laterais e duas linhas finais. Sobre cada uma das linhas de fundo, ao meio, estão colocadas as balizas.
O tempo de jogo é disputado em dois meios tempos, com uma duração variável, consoante o escalão etário, com um intervalo de dez minutos.
História
Esta modalidade foi inventada pelo professor alemão Karl Schelenz em 1919, em Berlim. Primeiramente era praticado por mulheres, mas mais tarde começou a espalhar pela Europa e os homens também praticavam.
Em 1927, foi criada a Federação Internacional de Andebol Amador, que em 1946 passou apenas a Federação Internacional de Andebol.
Regras
O sistema de pontuação diz que só é golo quando a bola passa totalmente a linha de baliza. A bola é considerada fora quando ultrapassa totalmente as linhas laterais ou as linhas de baliza. A bola é reposta em jogo através de: lançamento pela linha lateral, colocando um dos pés sobre a linha lateral onde a bola saiu e o outro fora do terreno; lançamento de canto, ocorre quando a bola sai pela linha de baliza tendo sido o último jogador a tocar um defesa (excepto o guarda-redes) e é realizado com um pé sobre a marcação de canto; lançamento de baliza, quando a bola sai pela linha de baliza tendo sido o último jogador a tocar um atacante ou o guarda-redes, a bola