Andaluzia
“Andalucía (em Espanhol)”
Bandeira de Andaluzia- Comunidade Autônoma Espanhola.
Brasão de armas- Comunidade Autônoma de Andaluzia.
Região de Andaluzia destacada em vermelho no mapa acima.
Aspectos Geográficos
Uma comunidade autônoma é uma entidade territorial que, no ordenamento constitucional de Espanha, é dotada de autonomia legislativa e competências executivas, bem como da faculdade de se administrar mediante representantes próprios.
1.1-Localização:
Andaluzia (em espanhol: Andalucía) é uma comunidade autônoma da Espanha. Está localizada na parte meridional do país. É limitada a oeste, por Portugal; a norte, pela Estremadura, Castilla-La Mancha e Múrcia; e, a Sul, pelo Oceano Atlântico e Mar Mediterrâneo, numa costa com cerca de 910 quilômetros. A sua capital é a cidade de Sevilha, onde tem a sua sede, a Junta de Andaluzia, enquanto que o Tribunal Superior de Justiça de Andaluzia tem a sua sede na cidade de Granada. A sua área total cobre cerca de dezessete por cento do território espanhol. É, de fato, maior que a Bélgica, a Holanda, a Dinamarca, Suíça e a Áustria.
2.2-Clima:
A região é influenciada por um clima temperado mediterrânico cujas características variam conforme o relevo. Na Costa do Sol, é o mediterrânico subtropical, com temperaturas amenas no inverno e não muito elevadas no verão. A área de Almeria é a mais árida de toda a Europa e, nas montanhas, a temperatura é muito baixa no inverno, sendo acompanhada de precipitação abundante em forma de neve. Próximo da costa, o clima é moderado, mas no interior encontramos um forte contraste entre verões ardentes e invernos gelados.
Durante os meses mais quentes do verão (julho e agosto), as temperaturas podem disparar até aos insustentáveis 36 graus Celsius em zonas como Sevilla e Córdoba. Durante o inverno, (de dezembro a fevereiro), as temperaturas mantêm-se próximo dos 16 graus Celsius nas zonas costeiras.
Clima mediterrânico: 95 %