Anatomina
1. Objetivos da disciplina:
Capacitar o acadêmico a: * Coletar e organizar dados; * Apresentar os dados por intermédio de tabelas e/ou gráficos; * Analisar dados aplicando os recursos estatísticos necessários; * Fazer inferências e previsões interpretando os resultados numéricos fornecidos através dos recursos estatísticos; * Utilizar profissionalmente métodos científicos da teoria estatística em seu campo de trabalho; * Entender a literatura científica da área.
2. Definição:
Estatística é um conjunto de conceitos e métodos científicos para a coleta. A organização, a descrição, a análise e a interpretação de dados experimentais, que permitem conclusões válidas e tomada de decisões razoáveis.
3. Classificação:
3.1- Introdução à probabilidade: a teoria das probabilidades permite construir modelos matemáticos que explicam um grande número de fenômenos coletivos e fornecem estratégias para a tomada de decisões.
4.2 – Planejamento de experimentos e amostragem: é a parte que tem por objetivo planejar a pesquisa e se preocupa com o mecanismo de coleta de dados.
3.3- Estatística descritiva: é a parte da estatística que tem por objetivo organizar, apresentar e sintetizar dados observados de determinada população, sem pretender conclusões de caráter extensivo.
3.4- Estatística indutiva ou inferencial: é a parte da estatística que, baseando-se em estudos realizados sobre os dados de uma amostra, procura inferir, induzir ou verificar leis de comportamento da população da qual a amostra foi retirada. A estatística inferencial tem sua estrutura fundamentada na teoria matemática das probabilidades. É também definida como um conjunto de métodos para a tomada de decisão.
PARTE 1
LEVANTAMENTO ESTATISTICO DE DADOS
1. Etapas de um levantamento estatístico:
1.1- Planejamento experimental:
Consiste no planejamento da pesquisa que será realizada. * O quê? Definir a importância do problema. As