Histologia
b) Bronquiolos respiratórios, ductos alveolares e alvéolos. Trocas gasosas entre o ar e o sangue.
c) O epitélio respiratório (pseudo-estratificado colunar ciliado + células caliciformes) é a mucosa que reveste boa parte do trato respiratório, estendendo-se das fossas nasais até os brônquios. Tem função de proteção do organismo contra as impurezas do ar através da filtração, aquecimento e umidificação do ar inspirado.
d)O sangue venoso sai do coração (ventrículo direito) para o pulmão, é oxigenado e regressa como sangue arterial ao coração (átrio esquerdo), pequena circulação.
e) Na inspiração, o ar entra pelas narinas e, depois, para as cavidades nasais. Lá, ele é aquecido, umidificado e filtrado, deixando para trás partículas e micro-organismos. Depois, o ar passa pela faringe e laringe e de lá para a traqueia, que se divide em dois bronquios. São eles que levarão o ar até os pulmões.
É nos pulmões que o oxigênio é separado, e depois levado, pelo sangue, para as nossas células.
f) Membrana serosa que reveste o pulmão. Formada por dois folhetos, parietal e visceral. E tem função de lubrificação durante os movimentos respiratórios.
2. a) Túnica íntima, túnica média e túnica adventícia
b) Túnica íntima: Composta principalmente por elastina, possui aberturas - fenestras que permite a difusão de substâncias para nutrir células situadas mais profundamente na parede do vaso, apresenta um aspecto ondulado.
Túnica média: camada concêntrica de celulas musculares lisa, tecido conjuntivo, veias delgadas e artérias expessas, lâmina elástica externa.
Túnica adventícia: Tecido conjuntivo colágenos tipo I + fibras elásticas, artérias pouco desenvolvidas, veias proeminentes.
c) Os capilares sanguíneos, ou vasos capilares, são vasos sanguíneos do sistema circulatório com forma de tubos de pequeníssimo calibre. Constituem