ANATOMIA
ASSIM, O CORAÇÃO TEM TODAS AS SUAS POTENCIALIDADES COMO O FORMATO DE CONE, É RELATIVAMENTE PEQUENO DO TAMANHO DO PUNHO FECHADO, COM CERCA DE 12CM DE COMPRIMENTO, 9CM DE LARGURA NA PARTE MAIS AMPLA, 6Cm DE ESPESSURA, TENDO UMA MASSA EM MÉDIA DE 250G NAS MULHERES ADULTA, E 300G EM HOMENS ADULTOS.
O LADO DIREITO DO CORAÇÃO RECEBE SANGUE DAS VEIAS QUE TRAZEM O SANGUE DE TODO O CORPO. ESTE SANGUE USADO É POBRE EM OXIGÊNIO E RICO EM GÁS CARBÔNICO. É CHAMADO DE SANGUE VENOSO.
O ÁTRIO DIREITO É A CÂMARA CARDÍACA QUE RECEBE O SANGUE VENOSO. O SANGUE segue para UMA SEGUNDA CÂMARA MUSCULAR CHAMADA DE VENTRÍCULO DIREITO. O VENTRÍCULO DIREITO É UMA DAS DUAS PRINCIPAIS BOMBAS DO CORAÇÃO. SUA FUNÇÃO É LEVAR SANGUE AOS PULMÕES. OS PULMÕES OXIGENAM O SANGUE, RESTAURANDO A SUA TAXA DE OXIGÊNIO, E O TROCAM POR GÁS CARBÔNICO, QUE É EXPIRADO.
O LADO ESQUERDO RECEBE O SANGUE DEPOIS QUE ELE VOLTA DOS PULMÕES, JÁ TENDO RECEBIDO OXIGÊNIO. O SANGUE CHEGA AOS PULMÕES NO ÁTRIO ESQUERDO, DO ÁTRIO ESQUERDO, O SANGUE SEGUE PARA O VENTRÍCULO ESQUERDO. É A MAIS FORTE DAS CÂMARAS DO CORAÇÃO.
OS SEPTOS SÃO PAREDES QUE SEPARAM AS CAVIDADES DO CORAÇÃO.
O CORAÇÃO TEM 4 VÁLVULAS: A VALVULA TRICÚSPIDE REGULA O FLUXO DO SANGUE ENTRE O ÁTRIO DIREITO E O VENTRÍCULO DIREITO. A VÁLVULA PULMONAR SE ABRE PARA PERMITIR AO SANGUE FLUIR DO VENTRÍCULO DIREITO AOS PULMÕES. A VÁLVULA MITRAL OU BICÚSPIDE REGULA O FLUXO DO SANGUE ENTRE O ÁTRIO ESQUERDO E O VENTRÍCULO ESQUERDO E A VALVULA AORTICA regula o fluxo de sangue, permitindo com a sua abertura a passagem de sangue com oxigênio do ventrículo esquerdo para a artéria aorta e impedindo com o seu fechamento o retorno do sangue da artéria aorta para o coração.
TODAS AS CÉLULAS DE NOSSO CORPO NECESSITAM DE OXIGÊNIO