anatomia
Reanimação Cardiopulmonar (RPC) é uma técnica utilizada para tentar a reanimação do acidentado e deve ser feita após identificada a parada do coração imediatamente.
Para constatar uma parada cardíaca, é necessário verificar a pulsação do indivíduo, não havendo nenhum tipo de pulsação aliada a palidez, é um indicador de parada cardíaca. Deve se começa o procedimento de RPC:
1- As compressões devem ser feitas dois dedos acima da ponta do V do externo, ou seja, ao centro, na linha dos mamilos.O tórax deve ser pressionado de modo que abaixe uns 5cm, e é preciso deixar que ele retorne à posição antes de comprimir de novo. Mas tudo isso bem rápido, numa média de 100 compressões por minuto.
2- Antes de fazer a respiração da primeira vez, é importante levantar o queixo e abaixar ligeiramente a cabeça da pessoa, pois as vias aéreas podem estar obstruídas pela língua caída ou outra coisa. Ao fazer as respirações, note se o tórax está levantando - se não estiver é porque o ar não está entrando, e deve ter algo obstruindo ainda.
Recomendação:
- Adultos, crianças e lactentes - quando só há 1 socorrista
30 compressões para 2 respirações
- Adultos - quando há 2 socorristas
30 compressões para 2 respirações
- Crianças e lactentes - quando há 2 socorristas
15 compressões para 2 respirações
Não precisa assoprar demais e nem fazer muito rápido, pois prejudica. É só respirar normalmente, inspirando fora, expirando dentro da boca da pessoa.
A RCP deve continuar até que o ritmo cardíaco / respiratório se restabeleça ou até o socorro chegar.