Anatomia
“miolo” / indica o que está dentro
• Órgão do SNC mais simples e cuja estrutura (tubo neural) foi menos modificada durante o desenvolvimento.
• Conceito: é uma massa cilindroide de tecido nervoso situada dentro do canal vertebral se cranialmente a medula limita-se com o bulbo, aproximadamente ao nível do forame magno do osso occipital. No homem adulto mede aproximadamente45cm, sendo pouco menor na mulher. O limite caudal da medula tem importância clínica e no adulto situa-se geralmente na 2ª vértebra lombar (L2). a medula termina afilando-se para formar um cone, o cone medular, que continua com um delgado filamento meníngeo, o filamento terminal,.
• Formação: Maior quantidade de neurônios e, portanto, de fibras nervosas que entram ou saem destas áreas. Entretanto, ocupá-lo completamente o calibre da medula espinhal não é uniforme, pois apresenta duas dilatações denominadas intumescência cervical e intumescência lombar.
• Formação: Maior quantidade de neurônio e, portanto, de fibras nervosas que entram ou saem destas áreas. A superfície da medula apresenta os seguintes sulcos longitudinais, que percorrem em toda a sua extensão: o sulco mediano posterior, fissura mediana anterior, sulco lateral anterior e o sulco lateral posterior.
• Na medula cervical existe ainda o sulco intermédio posterior que se situa entre o sulco mediano posterior e o sulco lateral posterior e que se continua em um septo intermédio posterior no interior do funículo posterior.
• Nos sulcos laterais anteriores e laterais posteriores fazem conexão, respectivamente as raízes ventrais e dorsais dos nervos espinhais. Na medula, a substância cinzenta localiza-se por dentro da branca e apresenta a forma de uma borboleta, ou de um "H". Nela distinguimos década lado, três colunas que aparecem nos cortes como cornos e que são as colunas anterior, posterior e lateral. A coluna lateral só aparece na medula torácica e parte da medula