anatomia
O sistema respiratório é responsável pela troca de substâncias entre o ar e a corrente sanguínea. O ar penetra pelo nariz e passa para a faringe, a laringe, a traqueia, os brônquios,os bronquíolos e os alvéolos, nos pulmões, nos quais ocorre a hematose, que é a troca de sangue venoso ou desoxigenado (rico em dióxido de carbono) por sangue arterial ou oxigenado.
O ar penetra ospulmões e sai deles por meio da contração do diafragma (músculo que separa a caixa torácica da cavidade abdominal) e dos músculos intercostais. Ao se contrair, o diafragma se abaixa o que, com omovimento dos Mm. intercostais, aumenta o volume da caixa torácica, fazendo com que a pressão no interior do pulmão diminua e permita que o ar penetre. Na expiração, o diafragma e osMm. intercostais relaxam-se, reduzindo o volume torácico e empurrando o ar utilizado para fora.
O ser humano controla, até certo ponto, os movimentos respiratórios. Esse controle é feito pelo córtex cerebral. Todavia, nãoé possível prender a respiração indefinidamente, à medida que a concentração de dióxido de carbono aumenta no sangue, o centro respiratório localizado no bulbo envia impulsos ao diafragma e aosMm. intercostais, que aumentam a frequência e a intensidade dos movimentos respiratórios e, com isso, acelera-se a eliminação de dióxido de carbono e a entrada de oxigênio.
2) Sistema respiratório
Afunção do sistema respiratório é facultar ao organismo uma troca de gases com o ar atmosférico, assegurando permanente concentração de oxigênio no sangue, necessária para reações metabólicas, e emcontrapartida servindo como via de eliminação de gases residuais, que resultam dessas reações e que são representadas pelo gás carbônico.
Este sistema é constituído pelos tratos (vias) respiratóriossuperior e inferior. O trato respiratório superior é formado por órgãos localizados fora da caixa torácica: nariz externo, cavidade nasal, faringe, laringe e parte superior da traqueia. O