Anatomia
Fisiologia
O estudo das funções do corpo é chamado de fisiologia. A fisiologia explica, em termos químicos e físicos, como o corpo e suas partes trabalham.
Níveis estruturais básicos
Há quatro níveis estruturais básicos no corpo: células, tecidos, órgãos e sistemas. Cada nível de estrutura corpórea tem funções específicas que contribuem não só para a própria estrutura como também para o bem estar geral do corpo como um todo.
Tecidos
Na maioria dos animais, incluindo o ser humano, grupos de células similares juntam-se para formar tecidos. No estágio primitivo do embrião, quando ocorre a primeira formação de tecidos, células similares agrupam-se em três folhetos: a ectoderme, que forma tanto o tegumento do corpo como o sistema nervoso; a endoderme, que forma o revestimento interno do tubo digestivo das estruturas associadas; e a mesoderme, o folheto localizado entre a ectoderme e a endoderme, que forma o esqueleto e os músculos do corpo. Esses três folhetos embrionários de células, dão origem aos quatro tipos de tecidos. Os tecidos epiteliais, musculares, conjuntivos e nervosos.
Tecidos nervosos:Formam o encéfalo, a medula espinal e os nervos, consistem de células com longos prolongamentos protoplasmáticos. Essas células nervosas, ou neurônios, transmitem mensagens através do corpo. Originam-se da ectoderme do embrião.
Sistemas de Órgãos do Corpo
Sistema nervoso – Encéfalo, medula espinal, nervos, órgãos dos sentidos especiais – Controle e integração das atividades do corpo; responsável pelas ‘funções superiores’ tais como o pensamento e o raciocínio abstrato.
Sistema endócrino – Glândulas secretoras de hormônios, tais como hipófise, tireoide, paratireoide, supra-renais, pâncreas e gônadas – Controlar e integrar as atividades do corpo; funcionam intimamente ligadas com as funções do sistema nervoso.
Terminologia