Anatomia
CONCEITOS BÁSICOS
PARA O ESTUDO DA ANATOMIA HUMANA
1. Definição
Anatomia (anatome = cortar em partes, cortar separando) refere-se ao estudo da estrutura e das relações entre estas estruturas.
A fisiologia (physis + lógos + ia) estuda as funções dos órgãos e partes do corpo, isto é, como eles funcionam.
A função nunca pode ser separada completamente da estrutura, por isso é necessário estudar o corpo humano levando-se em conta a anatomia e a fisiologia juntas.
Você verá como cada estrutura do corpo está designada para desempenhar uma função específica, e como a estrutura de uma parte, muitas vezes, determina sua função.
Por exemplo, os pêlos que revestem o nariz filtram o ar que inspiramos.
Os ossos do crânio estão unidos firmemente para proteger o encéfalo.
Os ossos dos dedos, em contraste, estão unidos mais frouxamente para permitir uma variedade muito grande de movimentos precisos.
Assim, a Anatomia é a ciência que estuda a forma, a estrutura e a organização dos seres vivos, tanto externa quanto internamente.
E a Fisiologia é a ciência que estuda o funcionamento da matéria viva, investiga as funções orgânicas, processos ou atividades vitais.
2. DIVISÃO
A Anatomia macroscópica humana estuda o corpo humano a olho nu e conforme o enfoque e recebe várias denominações:
ANATOMIA SISTEMÁTICA OU DESCRITIVA: estuda de modo analítico (separação de um todo em seus elementos ou partes componentes) e separadamente as várias estruturas dos sistemas que constituem o corpo, o esquelético, o muscular, o circulatório, etc.
ANATOMIA TOPOGRÁFICA OU REGIONAL: estuda, de uma maneira sintética (método, processo ou operação que consiste em reunir elementos diferentes e fundí-los num todo), as relações entre as estruturas de regiões delimitadas do corpo;
ANATOMIA DE SUPERFÍCIE OU DO VIVO: estuda a projeção de órgãos e estruturas profundas na superfície do corpo, é de grande importância para a compreensão da semiologia clínica (estudo e