Anatomia
O abdómen humano é a parte do tronco entre o tórax e a pelve. A cavidade do abdómen chama-se cavidade abdominal, a maior cavidade do corpo humano. Contem a maioria dos órgãos do sistema digestivo. Não apresenta protecção óssea na sua parede anterior, a qual é sobretudo muscular. Apenas a parede posterior tem estrutura óssea, a coluna vértebra na sua região lomba e sacra.
2) Identificar os conceitos da parede adbominal anterolateral.
A porção muscular do abdome é formado por quatro músculos que estão na parede ântero-lateral do abdome: oblíquo externo, oblíquo interno, transverso do abdome e reto do abdome.
A parede abdominal recebe uma musculatura que vem desde a parte anterior, passa pela lateral e abraça a região posterior. Essa musculatura é considerada ântero-latero-posterior, e dispõe-se em estojos através de suas fáscias, que se prendem aos ossos, formando aponeuroses. Elas vão formar na região mediana do corpo a linha alba (branca ou média), que vai dividir o abdome em lados direito e esquerdo.
3) Identificar a constituição anterior e posterior da bainha do músculo reto abdominal, acima e abaixo, da linha arqueada
Aponeuroses que formam a bainha anterior e posterior do reto abdominal:
A lâmina anterior da bainha do músculo reto do abdome consiste:
- nas aponeuroses entrelaçadas do músculo oblíquo externo e
- da lâmina anterior da aponeurose do músculo oblíquo interno.
A lâmina posterior da bainha do músculo reto do abdome consiste:
- na lâmina posterior fundida da aponeurose do músculo oblíquo interno e da aponeurose do músculo transverso do abdome
- o um quarto inferior desta lâmina é deficiente porque as aponeuroses de todos os 3 músculos planos passam anteriores ao músculo reto do abdome, deixando a face posterior do músculo em contato com a fáscia transversal.
A bainha também possui uma linha crescentiforme: a Linha Arqueada, que define a transição entre a parede posterior aponeurótica da bainha que cobre