Anatomia
1) Conceituar Sistema Respiratório.
Consiste na absorção, pelo organismo de oxigênio e a eliminação, gás carbônico, resultante de oxidação celular.
2) Identificar as funções do Sistema Respiratório.
É um conjunto de órgãos responsáveis pelas trocas gasosas do organismo ou seja hematose ou pulmonar possibilitando a respiração celular.
3) Identificar a divisão estrutural e funcional do Sistema Respiratório.
Didática e funcionalmente, o sistema respiratório pode ser dividido em duas partes
a) Porção de condução
b) Porção de respiração
A primeira porção pertencem órgão tubulares cuja função é a de levar o ar inspirado até a porção respiratória, representada pelos pulmões, e destes conduzir o ar expirado, eliminado o CO2. Assim dos pulmões o ar aspirado é conduzido pelos brônquios e traqueia, órgãos que realmente funcionam apenas como tubos condutores de ar (aeríferos). Acima destes entretanto, situam-se a laringe, a faringe e o nariz que não são apenas condutores aeríferos. Assim, a laringe é também o órgão responsável pela formação, a faringe esta relacionado com o sistema digestivo, parte dela servindo de tubo condutor de alimentos, e o nariz apresenta porções que cumprem função olfatória.
4) Conceituar nariz, e identificar a sua constituição - esqueleto ósseo e catilaginoso.
Soa cartilagens encontradas nos anéis da traqueia e dos brônquios, é um tecido abundante na ponta do nariz, orelha. É constituído por condrócidas e condroblastas. Esqueleto ósseo e cartilaginoso: é um tecido elástico e flexível que não cicatriza é branco ou acinzentado ou aderente as superfícies articulares dos ossos.
5) Conceituar cavidade nasal nasal, e identificar os seus constituintes.
Comunica-se com o meio externo através das narinas anteriormente, e com a porção nasal da faringe posteriormente, através das coanas, aberturas que podem ser identificadas facilmente em crânios secos. Na verdade, as