Sintese do Cloreto de Hidrogênio (HCl)
Introdução
O ácido clorídrico (HCℓ) é uma solução aquosa, fortemente ácida e extremamente corrosiva, devendo ser manuseado apenas com as devidas precauções. Ele é normalmente utilizado como reagente químico, e é um dos ácidos fortes que se ioniza completamente em solução aquosa. Uma solução aquosa de HCℓ na concentração de 1 mol/L tem pH = 0. Em sua forma pura, HCℓ é um gás, conhecido como cloreto de hidrogênio. Em sua forma de baixa pureza e com concentração não informada, é conhecido como ácido muriático (muriático significa pertencente a salmoura ou a sal), sendo vendido sob essa designação para a remoção de manchas resultantes da umidade em pisos e paredes de pedras, azulejos, tijolos e outros. Uma solução de HCl "P.A." (Pureza Analítica), é um reagente comum em laboratórios e encontrado em uma solução de 37 a 38% em massa.
Basicamente existem três formas de obter HCl: Por Síntese Inorgânica, Síntese Direta e por Síntese Orgânica.
Síntese Inorgânica, este processo basicamente é adição de ácido sulfúrico ( H2SO4 ) em cloreto de sódio (NaCl ) o que nos dará uma reação onde haverá liberação de cloreto de hidrogênio (HCl).
2NaCl + H2SO4 Na2SO4 + 2HCl
Síntese Direta, consiste em reagir diretamente o gás hidrogênio ( H2 ) com o gás cloro (Cl2 ), com esse reação também teremos a formação de HCl.
Síntese Orgânica, neste processo a formação de HCl consiste na substituição de átomos de hidrogênio nos compostos orgânicos por átomos de cloro.
Objetivo
Obter ácido clorídrico em laboratório.
Materiais
Equipamentos: balança analítica, espátula metálica, tubo em U, rolha, massinha para vedação, papel indicador universal.
Vidrarias: balão de fundo chato, funil de separação e béquer.
Soluções e reagentes: cloreto de sódio P.A, ácido sulfúrico P.A.
Procedimento
1) No balão de fundo chato, colocou-se 20g de cloreto de sódio (NaCl)
2) No funil de separação colocou-se 50 mL de ácido sulfúrico