IPQ ACIDO CLORIDRICO
5995 palavras
24 páginas
ÁCIDO CLORIDRICO E BROMIDRICO Beatriz Crosatti, Laura Diniz, Lígia Menezes, Luana Cerri Gabriel
Departamento de Engenharia Química, Universidade Tecnológica Federal do Paraná, 84016-210, Ponta Grossa – PR, Brasil
----------------------------------------------------------------------------------------------------------
( ) Manuscrito com material suplementar
( x ) Manuscrito sem material suplementar
----------------------------------------------------------------------------------------------------------
*e-mail: ligiamicheleti@hotmail.com
INTRODUÇÃO
Ácido clorídrico
O ácido clorídrico embora não seja fabricado nas enormes quantidades do ácido sulfúrico, é um produto químico de indústria pesada de igual importância. As técnicas de fabricação modificaram-se e aperfeiçoaram-se nos anos recentes, e emprega-se agora novos processos, como o da queima do cloro em hidrogênio.
O cloreto de hidrogênio (HCl) é um gás na temperatura e pressão ordinárias. As soluções aquosas são conhecidas como ácido clorídrico ou, quando a solução HCl é de grau industrial, como ácido muriático. Os ácidos comuns no comercio são 18°Bé (densidade 1,142) ou a 27,9%; o 20°Bé (densidade 1,160) ou a 31,5% em HCl; e o 22°Bé (1,179 de densidade) ou a 35,2% em HCl,1 cujo o preço de venda é de 25, 27, e 32 dólares por tonelada, respectivamente. O HCl anidro pode ser obtido em botijões de aço, a um preço consideravelmente maior, em virtude do custo do vaso.
O ácido clorídrico, HCl, é um ácido inorgânico forte, seu pKa é de -6,3. Isso significa que, em solução, o H+ dele é facilmente ionizável ficando livre na solução, fazendo com que o pH desta seja muito baixo. À temperatura ambiente, o cloreto de hidrogênio é um gás incolor a ligeiramente amarelado, corrosivo, não inflamável, mais pesado que o ar e de odor fortemente irritante. Quando exposto ao ar, o cloreto de hidrogênio forma vapores corrosivos de coloração branca.
História
O ácido clorídrico (HCl) é um composto