anatomia
2 – Axônios, Dendritos, Corpo celular, Nódulo de Ravier e Bainha de mielina.
3 – Em tecido nervoso central e periférico .
4 – Neurônios sensitivos (aferente): impulsos que chegam ao s.n.c. Neurônios motores(eferente): sai do s.n.e. vão para os músculos e as glândulas. Geram o movimento Neurônio de associação (internuncial):
5 – Ele serve para nos conectar com o meio externo e controlar o meio interno do corpo.
6 – Bulbo, ponte e mesencéfalo.
10 – Líquor é um fluido aquoso e incolor que ocupa o espaço subaracnóideo e as cavidades dos ventriculares. A sua função é proteção mecânica do sistema nervoso central. É produzido nos plexos coroides dos ventrículos e também uma pequena porção é produzida a partir do epêndima das paredes ventriculares e dos vasos da leptomeninge.
13 – Tálamo, Hipotálamo, epitálamo e subtálamo.
14 – Tálamo : esta relacionado com as alterações emocionais. Hipotálamo : controla a temperatura do corpo, regula o apetite e o balanço de água no corpo e o sono.
15 – Cerebelo: Esta localizado por trás do bulbo e da ponte ocupando as fossas occipitais inferiores(cerebelares).
16 – Cerebelo é responsável pela manutenção do tônus muscular, equilíbrio do corpo e pelos movimentos delicados.
17 – Ontogenética: Lobo floculo-nodular(fissura póstero-lateral) e Lobo anterior e posterior (fissura prima)
18 - Filogenética : Arquicerebelo, Palco cerebelo e Neo cerebelo.
20 – Áreas de cincuvolação responsáveis: movimentação – giro pré-central percepção geral – giro pós-central gustação – parte inferior do giro pós-central audição – lobo temporal
21 – Ramos posteriores: são responsáveis pela inervação da pele e musculatura da região posterior do tronco, do pescoço(nuca) e da região occipital.
22 - Ramos anteriores:são responsáveis pela inervação dos membros superiores e inferiores(através da da formação dos plexos braquial, lobo-sacral) da região